LINHAGEM DO KARATÊ SHOTOKAN
Resumo Biográfico
Gishin
Funakoshi
(Okinawa,
Shuri, 1868 – 1957) foi o fundador do estilo Shotokan.
Nasceu na cidade de Shuri na ilha de Okinawa e foi o responsável
pela difusão do karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês
e,
posteriormente, para o Ocidente. Aos onze anos, iniciou seus
estudos com
Yasutsune Azato com quem aprendeu o estilo
Shuri-te e com Anko Yasutsune
Itosu, com quem aprendeu
o estilo Naha-te. A mistura destas duas formas
primitivas
daria origem ao estilo hoje conhecido como Shotokan,
estilo
caracterizado por bases fortes, predominância de
movimentos de mão e chutes
no máximo até o peito.
Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão
fluidez
ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa.
Este é um
estilo em que as posições têm o centro de gravidade
muito baixo, e em que a
técnica de um "simples" soco direto,
pode nunca ser dominada, e só
o é com muitos anos de treino,
mas quando a técnica é dominada o seu poder é
incrível e quase
sobre-humano. No Karatê shotokan são levados a sério fatos
como a concentração e o estado de espírito, pois sem
concentração e um estado
de espírito leve mas determinado a
técnica de pouco serve, devendo estes dois
atributos
expandirem-se com a pratica e determinação.
Funakoshi publicou
ainda em vida sua auto-biografia é chamada
“Karatê-do: o meu modo de vida”,
faleceu
em 26 de abril de 1957, deixando seu legado
para as gerações posteriores.
Gigo Funakoshi (1906 - 1945) Filho de Gichin Funakoshi,
foi o responsável por profundas transformações do Shotokan. Era o braço direito do pai, e introduziu conceitos novos, descendo o centro de gravidade das bases para uma posição mais próxima do solo, introduzindo a prática de vários kata (que ia aprender com mestres de Okinawa no lugar de seu pai no período de difusão da arte no Japão) e criando as bases para o que seriam os treinamentos de Kumite. Infelizmente, no período após a Segunda Guerra Mundial, após contrair tuberculose, Gigo Funakoshi se recusou a se alimentar da ração distribuída pelos ocupantes americanos e, enfraquecido pela doença, faleceu deixando o pai só no trabalho de difundir seu Karate.
Shigeru
Egami (1912 - 1981) Egami sensei foi dos mais
antigos e importantes alunos de Funakoshi sensei, liderando, inclusive, depois da década de 1940, o segmento que se opunha as deliberações da JKA. Foi através de seu trabalho ao lado de Gigo Funakoshi que o Shotokan incorporou os trabalhos de perna (sabaki) e estratégias (Go no sen e sen no sen) do Kendo e adaptou-os a realidade e técnicas do Karate-do, formando as bases para o modo de lutar que é usado até hoje. Através de seu contato com Morihei Ueshiba (o fundador do Aikido, com quem Funakoshi sensei cultivava amizade e costumava enviar alunos para ter lições), Egami sensei adotou um pensamento mais voltado para o desenvolvimento espiritual e filosófico através do Budô, o que o fez separar-se da JKA e fundar o Shotokai, que segue, inclusive na técnica, diversos princípios do Aikido. A Egami também é atribuída a criação da técnica Toate, forma peculiar de utilizar a força vital.
Masatoshi
Nakayama (1913 - 1987) Aluno de Gichin
Funakoshi, liderou a JKA desde a saída de Saigo Kichinosuke até o ano de sua morte, em 1987. Foi responsável pela grande difusão do Karate como esporte, o foco principal de sua associação. Após o período da Segunda Guerra Mundial, foi figura importante no trabalho de padronização dos kata do Shotokan, que imortalizou em suas obras ‘Katas de Karate’ (em 5 volumes) e ‘O Melhor do Karate’ (em 11 volumes). Era figura conhecida nas competições e um dos primeiros instrutores a enviar discípulos para fora do Japão a fim de promover a expansão do Karate pelo mundo.
Hidetaka Nishiyama (1928 - 2008) Nishiyama sensei é
apontado como um dos mais habilidosos karatecas de sua época, então aluno de Funakoshi e depois de Nakayama sensei. Em 1951 forma-se mestre em economia pela Universidade de Takushoku, época em que passa a ensinar nas forças armadas norte-americanas. Fundou também a All American Karate Federation e aInternational Traditional Karate Federation. Envolveu-se também no episódio que no fim da década de 1990 quase tirou do Karate a chance de tornar-se reconhecido pelo COI, devido a suas concepções adversas ao modelo de competição então estabelecido. Faleceu em 2008, deixando a ITKF e seu livro ‘The Art of Empty Hand’ como o livro de Karate mais vendido da história (com mais de 70 edições).
Hirokazu Kanazawa (1931 -) Um dos mais famosos
karate-ka do estilo Shotokan, foi atuante na difusão do Karate mundialmente. Além de ter sido modelo para as fotos dos livros de autoria de Masatoshi Nakayama, Kanazawa sensei sempre foi reconhecido por suas habilidades no Kumite e pela publicação de obras diversas que elucidavam em muitos suas técnicas diferenciadas. Criou ainda a organização ‘Shotokan Karate International’ (SKI) que atua até hoje difundindo suas teorias e ensinamentos. |
Fonte: FKPB
2 comentários:
show de informações
Postar um comentário