SHOTOKAN KARATÊ

SHOTOKAN KARATÊ

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Osu ou Oss?

image
Bravos Filhos de Marte,
Já devem ter percebido que utilizo a grafia “OSU” ao invés de “Oss” como é normalmente visto por aí, vou explicar o motivo.
Não sou nenhum letrado em japonês, apesar de ser um admirador da cultura, mas observei alguns lugares utilizando o “Osu” e me incentivou a procurar a razão.
Primeiramente o que é “Osu” ou “Oss” que hoje em dia é uma das palavras mais utilizadas em Artes Marciais?
Vamos começar falando do errado. Além da grafia incorreta tem muita gente que acha que “OSS” é uma sigla e significa Ousadia, Superação e Sucesso! Então… pode até sugerir boas intenções, mas ao falar isso demonstra uma falta de conhecimento e respeito com a cultura japonesa
押忍, Ōsu, sim, senhor, é uma expressão fonética polissêmica. O primeiro caractere “osu” significa literalmente “pressionar”, e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter “shinobu” significa literalmente “suportar”.
A explicação rápida e descomplicada para tradução é “Suportar a pressão” ou “perseverança sob pressão” e foi adotado na escola naval japonesa como uma forma de cumprimento sendo generalizado para substituir alguns cumprimentos corriqueiros como “Bom Dia”, “Obrigado”, “Por Favor”, “entendi”, “Desculpe-me” e etc…. E ao mesmo tempo significa que a pessoa que pronuncia deve chegar sempre ao limite da sua capacidade e suportar.
Utilizar o “Osu” significa um respeito recíproco. 

Outra explicação encontrada e não tenho como afirmar se é verdadeira e pode até ser a origem do “Osu” é de que é uma contração de “Onegai Shimasu” que se traduz como um pedido, uma solicitação, um convite como “por favor”, “por gentileza” ou “com licença”, convidando o parceiro ao treino.

 E afinal de contas… “OSU” ou “OSS”?
A pronúncia correta é “Oss” porém não existem palavras terminadas em “ss” em japonês ou português e transcrição do ideograma para o alfabeto que utilizamos é “Osu” porém o  “u” é mudo, ou seja, não é pronunciado no final da palavra. Então mesmo que se escreva “Osu” o jeito certo de falar é “Ôss”…
Mas não termina por aí… O “Osu” não deve ser pronunciado de forma leviana, deve vir do “Hara”(centro vital do ser humano localizado no abdômen, onde a energia conhecida como “Ki” se acumula, explicarei melhor em outro post)
Então vamos nos atentar ao fazer o correto e escrever da forma correta e ter a preocupação de não pronunciar de forma relaxada…

Osu…

image

Fonte: http://jojimonogatari.blogspot.com.br/
http://www.conscienciamarcial.com.br/post/96106975937/osu-ou-oss

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016


MUKUSO





Mokuso (黙想, Mokusō?) é o termo típico das disciplinas do budô que se refere à meditação. Desta feita, os praticantes das artes marciais japonesas, antes e depois de serem realizadas as aulas, são exortados a um momento de reflexão. É uma prática dos treinos de aiquidô (AIKIDO), caratê (KARATÊ), judô, entre outras.
A prática é conectada à tradição zen, pela qual os estudantes, antes de começar a lidar com sua arte, devem limpar a mente de influências, devem liberar todo o espaço da consciência para absorver os conhecimentos. De igual modo, após os treinamentos, deve-se deixar fluir os pensamentos e fixar o que se estudou. Contrario sensu, liberar a mente após os estudos significa melhorar o aprendizado.
O início da prática, a depender tanto da modalidade quanto da linhagem, altera-se: pode-se dar com um chamado formal ou apenas decorrer do silêncio. Costuma-se fechar os olhos ou divagar "pelo infinito" e varia também a posição das mãos, pero a postura é feita em seiza. Controla-se uma respiração, feita com o tanden. O fim também é variável, dá-se por um bater de palmas, uma reverência, um comando vocal (mukuso yame) etc.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DOJO KUN - KARATÊ SHOTOKAN