SHOTOKAN KARATÊ

SHOTOKAN KARATÊ

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

CLUBE DE KARATÊ DE CAMPO FORMOSO





CLUBE DE KARATÊ
DE
CAMPO FORMOSO










O clube de karatê surgiu em meados nos anos 70, mais precisamente em 1973, tendo como seus precursores - Paulo Roberto Rodrigues e Paulo Labumba - com o firme propósito de apresentar a sociedade campoformonse a arte marcial do Karatê. Nesta sua empreitada Paulo Roberto Rodrigues (Paulão) - na época faixa verde, aluno de nada menos do que um dos maiores karatecas do cenário brasileiro, Dorival Caribé - teve o apoio fundamental para consolidação do seu projeto, de dois campoformosenses: Silvio Jatobá e João Feitosa ( o gordinho) dentre outros, que deram todo apoio de ordem logística, material e financeira, para que ocorrecem os primeiros treinos, as primeiras aulas de Karatê, que foram realizadas no Clube Social (cedido gratuitamente) para a pratica do esporte. É importante que se frise, que este momento de surgimento do Karatê em Campo Formoso, não se pode falar ainda no estabelecimento Oficial do Clube de Karatê de Campo Formoso ( que só se tornaria oficial em 1979).
A primeira apresentação realizada de Karatê em Campo Formoso, ocorreu ainda em 1973, no Colégio Augusto Galvão (foto em anexo), com a presença do Sensei Dorival Caribé, e seus instrutores Paulão e Labumba (faixas verdes) e os monitores Vaninho e Zé Arthur (faixas laranja e verdes respectivamentes).
Em 1974, um dos praticantes de Karatê, José Renato, conseguiu junto ao prefeito da época - Dr° Regis - o primeiro espaço oficial para a pratica do Karatê, o antigo cinema ( hoje o prédio do Bradesco) que foi cedido pelo então prefeito, de forma gratuita, uma forma por parte do então prefeito de apoiar o Karatê em Campo Formoso.
Em Anexo: Foto dos primeiros Karatecas de Campo Formoso.
O Karatê em 1970, era um dos esportes que mais crescia em todo Brasil, ganhava adeptos por todos os lugares por onde passava, assim sendo, deve-se reconhecer o enorme esforço, na época, do jovem Paulo Roberto Rodrigues e seus companheiros, em trazer para Campo Formoso, mesmo sendo um cidadão bonfinense, esta nobre arte, e tendo por ela esta enorme dedicação e paixão, aja visto que desde de 1973 o Sensei Paulão esta a frente do Karatê em Campo Formoso, o que perfaz aproximadamente 36 anos de dedicação este esporte, a esta arte marcial.
O Clube de Karatê de Campo Formoso se tornou oficial em 1979, filado a NKK, CBK, FBK ( nesta época ainda não havia a cisão entre olímpico e tradicional). Possui como escudo o formato da mão esquerda em forma de soco (tsuki) que representa na essência a palavra Karatê ( mãos vazias - arte marcial que busca a auto defesa sem o uso de armas) - segundo relatos, escudo desenvolvido por Sensei Amadeu "in memoria". E desde de 1979 possui como sede, o prédio cedido pela prefeitura municipal, próximo a antiga Coelba (foto em Anexo).
Pode-se dizer, que o Clube de Karatê de Campo Formoso, sob a liderança do Sensei Paulão, formou muitos Atletas, campeões, mais principalmente, formou cidadãos.
Em 1984, o Clube de Karatê de Campo Formoso, foi reconhecido pelo então secretário municipal José Thelesphoro e pela prefeita Iraci Araujo, como uma entidade de utilidade pública pelo os enormes serviços prestados a cidade de Campo Formoso ......
O Clube de Karatê de Campo Formoso na sua longa jornada, principalmente na decada de 1990, conquistou varios títulos e formou grandes atletas no cenário estadual e nacional.
O Clube ficou fechado (inativo) por um longo período de aproximadamente 10 anos
Hoje, começa uma nova jornada ....






CLUBE DE KARATÊ DE
CAMPO FORMOSO

SENSEI PAULO ROBERTO RODRIGUES

FAIXA PRETA 4º DAN

O Karatê em Campo Formoso (origem e percusores)

O Clube de Karatê de Campo Formoso (fundação e história)

Principais Atletas e Títulos

Faixas Pretas:

1.Paulo Roberto Rodrigues (4° dan)

2. Jeovane (Pingo) - 1° dan

3. Marcos Matos - 1° dan

4. Marcelinho - 1° dan

5. José Ramos - 1° dan

6. Jackson Ramos - 1° dan

FAIXAS MARRONS:

1.RONNIE HUGO

2. DOUGLAS

3. ARQUIMEDES (XIMARU)

4. VASCO RENATO

5. "CABEÇÃO"

6.ROBINHO

7. DINHO

8. JACINHO

9. FREDSON VIEIRA (FRED CABEÇA)

10. RAFAEL




(Em Desenvolvimento)






Vasco Renato - faixa marron (1ºkyo)
Sensei Paulão - faixa preta 4° Dan
Jeovanne (Pingo) - faixa preta - 1º Dan